Saturday 1 June 2013

Poesia - Marina Alexiou

Ilustração enviada pela autora
“A todos que dividiram a sua sombra comigo
E mostraram caminhos tão humanos”....
Nos meus olhos e no meu olhar vivem a tristeza
Da inclemência do tempo, da natureza, e a certeza
De que o estranho riso que brota dos meus tantos eus
É irmão desses espantos diante do gigantesco.
A todos que se aproximaram da minha sina
Abro espaço para os seus pés cansados,
Para suas vestes rotas, seu imerecido martírio,
Para sua volúpia contida em estudados disfarces
Para sua generosidade e sabedoria diante daquilo
Que se impõe. De forma definitiva.
Mas que poucos verão...
Eu lhes apresento ao mundo que não passa
De uma colcha de memórias, onde o jogo
De luzes das trevas e da beleza refletem
E acendem ainda outras através das gerações...
O meu hálito, este que carrego em densas nuvens tempestuosas
Sopra entre abismos que não permitem descanso
Os gritos, uivos de surpresa e dor são os raios
Que antecedem a verdade que será contada continuamente,
Por outros, que, assim como eu
(o Louco com o saco dos destinos humanos às costas)
Dirigem-se em sua direção,
Sem escolha....

[Para Micheli da Caravaggio]

No comments:

Post a Comment